terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Sombra do Vento

Estava um pouco reticente quanto à compra deste livro, tenho algum preconceito em relação ao povo nosso vizinho (sim eu sei é horrível mas acho que é síndrome de fronteiriço).
Para além disso era caro como o carraças, mas pronto acabei por o trazer e depois de o ter lido, sou capaz de o caracterizar numa palavra "BRUTAL".

Este livro é simplesmente genial, a história é algo fora do comum, apesar do livro ser um pouco longo, tem uma escrita electrizante que faz com que não tenhamos vontade de deixar de ler. Quando se começa um parágrafo não se quer parar até chegar ao fim, e quando acaba, queremos sempre continuar a ler para saber mais e mais e mais.
esta é uma história atravaés dos tempos e eu não pensei mesmo que o desfecho seria este. Algumas das conclusões são um pouco lugar comum, mas a maneira como as vidas deste grupo de amigos se encaixam e se desenvolvem ao longo do tempo é algo de genial. A maldição que está em volta do Julián Carax é algo de fantástico.

Eu adorei este livro. não sem ter pensado durante a leitura (onde também se fala muito em tradutores e nesse trabalho de bastidor) que o trabalho de tradutor é meio caminho andado para o sucesso de um autor.
É impossível seguir todos os autores do mundo, nos idiomas em que escrevem (espanhol não leria de certeza), o tradutor traz até nós a possiblidade disso.
Ser tradutor não deve ser nada fácil, transpor para outra língua toda a métrica, toda a minúcia e todo o espírito de um autor é algo que deve requerer imenso trabalho.

Por isso, aqui para além de louvar o trabalho do autor, também quero louvar dos tradutores deste e de todos os livros que já li.
O vosso trabalho é demasiado importante para ser esquecido, se podem melhorar uma obra, também podem torná la detestável, obrigada pelo trabalho que desempenham.


Andava eu de livro debaixo do braço ou pousado em cima da secretária e toda a gente me dizia esse livro é um espectáculo, andava com um pouco de receio pelo aumento de expectativas, agora posso dizer, este livro é o máximo e aconselho vivamente a sua leitura.

A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Záfon, D. Quixote

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá,
Obrigada pela visita...
Podes deixar cá um miau:D